Jornada Pedagógica

Por Sirlane Freitas

Nos últimos dias 30 e 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, reunimos toda a equipe da ESI Borromeo para a Jornada Pedagógica, um evento com o tema central “O fazer pedagógico: Soluções criativas, espaço de escuta e cuidado”. Com o objetivo de promover reflexões e debates sobre práticas educativas inovadoras, marcamos a abertura do evento com um momento de acolhida na capela do CMC, celebrado pelo Padre Valmir.

Para contextualizar o tema central, foram convidados palestrantes que trouxeram abordagens significativas. O consultor pedagógico Saulo Pereira, discorreu sobre “Socioemocional como ferramenta de aprendizagem”, enquanto o professor Joelson Oliveira abordou “A era da transitoriedade e a importância dos vínculos”. A Ir. Neuza e Ir. Mariza trouxeram reflexões sobre “Carisma e Espiritualidade Scalabriniana”. O autor Giovanni Jr participou de um bate-papo especial, e a Ir. Sandra e Iolanda discutiram os desafios da convivência na escola.

Além disso, foram abordados temas como a implantação da Plataforma IONICA e recursos de livros responsivos, discutidos por Paulo Santos da FTD. Também foi destacada a implantação do BAÚ TONI, com enfoque em processos oníricos, luz e sombra, e o desdobramento das possibilidades literárias, incluindo pop-ups, com a contribuição de Guga Cidral.

O evento contou com a participação ativa de todos os colaboradores da Escola Borromeo, ressaltando a importância da união e alinhamento de todos os membros da equipe. Vale ressaltar que o sucesso da Jornada Pedagógica só foi possível graças ao apoio de parceiros estratégicos, como a FTD e aderência de todos os colaboradores.

Essa iniciativa reforça nosso compromisso de buscar constantemente inovações no campo educacional e promover o desenvolvimento contínuo de todos os profissionais, da área da educação, com o objetivo de fomentar a unicidade e aprimorar o processo de aprendizagem.

Whatsapp
Enviar via WhatsApp